PROPOSTA DE PROJETO



ROTEIRO DO PROJETO

1. Identificação
Nome
LUCIMARA FIALA ROBERTO BENEVIDES
Nome da Escola:       E.M. E. F.Mário Quintama       
         Ariquemes -RO
Série:       1ª  à   8ª série do Ensino fundamental       EJA                                     Número de alunos:     120
Professores envolvidos: Professores de Língua portuguesa , ciência ,geografia  , artes e religião. 
           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

CABEÇA- FEITA


3. Justificativa
Os jovens estão cada vez mais usando tóxicos e colocando em risco sua saúde e seu futuro. A prevenção é um caminho seguro. Uma educação específica sobre o assunto se faz imprescindível nas escolas; é preciso conscientizar jovens e adolescentes, pais e educadores, enfim, unirmos a comunidade, para discutirmos o assunto com coragem, decisão e espírito reflexivo. Toda a sociedade se organiza para enfrentar tão grave problema, e a história mostra que das crises é que surgiram as grandes soluções. Acreditamos que quando alguém usa drogas, não imagina a extensão dos vícios e as conseqüências desastrosas que futuramente poderão lhe advir. Precisamos cuidar dos nossos jovens. Orientar e direcioná-los num caminho seguro, é nosso dever como educadores e cidadãos conscientes.

4. Objetivo (s)
A partir da definição do problema apresenta-se o seguinte objetivo do projeto Antidrogas: desenvolver, junto os jovens/adultos, a consciência do perigo do consumo das drogas, tendo em vista que essa temática é muito presente em suas vidas.

5. Conteúdos
Tipos e origem das Drogas, efeitos causados pelas drogas no ser humano, prevenção, conseqüências causadas pelo uso da droga na sociedade . 


6. Disciplinas envolvidas
Língua portuguesa, ciência, geografia, artes e religião. 

  
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
 1. Apresentar, a partir de perspectivas diferentes, informações sobre os perigos relacionados ao consumo de drogas.
 2. Mostrar modos diferentes de ocupação do tempo livre
3. Fazer com que as atividades desenvolvidas no projeto sejam apreendidas como uma experiência positiva. O projeto será organizado como uma campanha Antidrogas. Na primeira etapa, que terá a duração de Oito semanas, os jovens/adultos criarão logotipos de combate ao uso de drogas que serão impressos em camisas. Os jovens/adultos confeccionarão, ainda, um cartaz com os pontos discutidos acerca do tema. No último dia do projeto, haverá uma festa para toda a Escola, onde serão escolhidos os dois melhores logotipos, os grupos vencedores serão premiados e os cartazes serão expostos. A escolha desse procedimento consiste na necessidade de incluir o máximo de jovem-adultos possíveis neste projeto. Uma vez que dois grupos ganharão um prêmio,   significa que vinte jovem-adultos serão premiados. Essa semana de atividades deve ser atraente para todo o jovem-adulto.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Humanos:
Professores (Ciências, Português, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Religião).
01 supervisoras pedagógicas
01orientadora  educacional
03 professores facilitadores da Informática Educativa.
03 Professores para o Ensino e Uso da Biblioteca.
02 Direção (Diretora e vices)

Materiais:
10 computadores
02 impressora
01 scanner
04 TV e vídeos
01 Data show
Livros literários
Xerox
Internet
Máquina digital, filmadora
 revistas, livros .
Solfware de edição de textos, tabelas, gráficos.



9. Registro do processo
O projeto será registrado através de portfólios, blog ,fotos e vídeos.



10. Avaliação e Resultados esperados

Observando os desempenhos e habilidades apresentadas no desenvolvimento de cada atividade do projeto.


11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
O projeto  será divulgado através de vídeos confeccionados pelos alunos, e apresentado   a  comunidade. Alem de ser postado no blog da escola.





12. Referências Bibliográficas